top of page

Follow the completed and ongoing projects at RBR here.

Filtrar por Status

Replicabilidade em Periódicos Brasileiros de Ciência Política: verificabilidade, robustez, repetibilidade e generalização de artigos com dados abertos (2015–2025)

Há uma lacuna na compreensão prática da replicabilidade nas ciências sociais que dificulta reformas editoriais e a adoção consistente de políticas de dados abertos. Este projeto avalia a replicabilidade de artigos quantitativos publicados, entre 2015 e 2025, em periódicos brasileiros de ciências sociais e ciências sociais aplicadas que possuem políticas de compartilhamento de dados. O foco recai sobre quatro dimensões: verificabilidade (refazer resultados com os mesmos dados/códigos), robustez (testes de sensibilidade), repetibilidade (novos dados para reproduzir o efeito) e generalização (testes em outros contextos e métodos). A iniciativa é coordenada por Ricardo Ceneviva e Ivan Fernandes (grupo-membro CPL) e foi selecionada na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

How to participate?

O protocolo de pesquisa está em elaboração. As formas de colaboração serão divulgadas após a finalização do desenho metodológico e do calendário de atividades.

Desafios das práticas de Ciência Aberta: avaliação da equidade em diversos cenários e atividades de promoção da pesquisa de qualidade

Pesquisas reprodutíveis e de qualidade precisam acontecer também em um ambiente mais aberto à participação de todas as pessoas. Este projeto busca mapear esse cenário de equidade e integridade científica na própria Ciência Aberta. O projeto é coordenado por Rafaelly Stavale (embaixadora da Rede) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

How to participate?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas. Caso queira saber mais ou colaborar, entre em contato com a coordenadora do projeto via e-mail (rafaelly.stavale@unb.br).

Tradução e adaptação do Passaporte de Ciência Aberta

Estamos traduzindo e adaptando o Passaporte de Ciência Aberta, originalmente da França, para o contexto brasileiro.

How to participate?

Clique no link do projeto e participe no Zulip!

Guia de Replicabilidade para o Índice de Dados Abertos (ODI) Cidades

A disponibilização pública de dados e metodologias muitas vezes não é suficiente para garantir sua reprodutibilidade. Este projeto irá mapear cada etapa do ODI Cidades, metodologia para avaliação do nível de abertura e qualidade de dados em municípios, desde a coleta de dados até a análise e publicação, sistematizando e externalizando todo o processo de utilização desta ferramenta. O projeto foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR e é coordenado por Haydée Svab (Diretora Executiva do grupo-membro Open Knowledge Brasil) e executado por Edilaine Santos (Analista de Advocacy e Pesquisa da Open Knowledge Brasil).

How to participate?

Para apoiar voluntariamente o projeto, escreva para indicedadosabertos@ok.org.br.

Avaliando o impacto de conflitos de interesses, práticas de pesquisa questionáveis e spin nos resultados de ensaios clínicos de psicoterapia brasileiros

Essa revisão de literatura busca descrever o cenário dos ensaios clínicos brasileiros na área de psicoterapia com relação a práticas de pesquisa que têm um grande potencial de enviesar os resultados publicados, possivelmente limitando sua confiabilidade e reprodutibilidade. O projeto é coordenado por Daniel Fatori (grupo-membro LAREPsi) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

How to participate?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas.

Avaliação da percepção e adesão às políticas e práticas de Ciência Aberta em uma insituição de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo

Esse projeto busca mapear uma unidade de uma das maiores universidades brasileiras com relação a práticas de ciência aberta e reprodutível, através da revisão de indicadores quantitativos, assim como por questionários e entrevistas com seus pesquisadores. O projeto é coordenado por Isis Paiva Trajano (embaixadora da Rede) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

How to participate?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas.

Diagnóstico de Práticas de Ciência Aberta em Artigos Científicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Este levantamento busca mapear a adesão de pesquisadores da instituição às práticas de transparência na pesquisa, como por exemplo o compartilhamento aberto de dados, protocolos e outros materiais. O projeto é coordenado por Michael Andrades (instituição-membro HCPA) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

How to participate?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas.

Transparência, replicabilidade e reprodutibilidade nas Ciências Sociais brasileiras: mapeamento, causas e consequências

O projeto começa com um levantamento de indicadores de transparência nas áreas de Ciência Política e Sociologia, seguido por uma análise dos fatores associados a uma maior transparência e do impacto causado por essas ações. Este estudo será complementado por uma disciplina de pós-graduação. O projeto é coordenado por Bruno Schaefer (periódico-membro Dados) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

How to participate?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas.

Panorama das revisões sistemáticas pré-clínicas conduzidas por pesquisadores brasileiros

Revisões sistemáticas são ferramentas que permitem avaliar qualitativamente um campo de pesquisa, mas a qualidade e reprodutibilidade desses estudos pode também ser questionada. Essa revisão de revisões busca descrever o cenário do uso de revisões sistemáticas de experimentos pré-clínicos no Brasil. O projeto é coordenado por Matheus Gallas-Lopes (grupo-membro BRISA) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

How to participate?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas.

Course on Open Science and Reproducibility

We are starting to develop an online course on open science and reproducibility.

How to participate?

Follow us on Zulip in #training-and-courses.

Letter of support and commitment for scientific societies

We are currently drafting a letter of support and commitment to open and reproducible science practices to be distributed among scientific societies and other academic associations. Supporting signatures will be collected along with the opening of a new membership category for the RBR in the coming months.

How to participate?

Join the #GT Sociedades channel on our Zulip.

Recommendations for open and reproducible science practices for graduate programs

We are adapting the recommendations sent to the CAPES DAV as suggestions for actions that PPG coordinators can implement independently of the evaluation processes. The goal is for this list to include practical and easily accessible recommendations for the entire diversity of PPGs that exists in the country.

How to participate?

The first proposed version of this document will be released soon for internal review by our members. Follow us on Zulip and in our newsletters.

Translation and adaptation of the UKRN Primers

We are currently translating and adapting the content of the UKRN Primers (https://www.ukrn.org/primers/) to the Brazilian context. We are starting with the topics of data sharing, code and open source software, preprints, open access, pre-registration and rights retention. The first texts are expected to be released in May 2025.

How to participate?

There are several other topics yet to be translated and adapted, as well as plans to expand the material to other topics that are of interest to RBR members. To contribute, write to the #GT Practical Guides group on our Zulip.

Recommendations for promoting reproducibility in research by journals

These recommendations are being developed to support journals that want to increase the reproducibility of published research. The focus of the recommendations is on the feasibility of the proposals considering the Brazilian scenario. The public launch is scheduled for April 2025.

How to participate?

The document is finalized, but suggestions and revisions are always welcome. Contact the group on the #GT-Periódicos do Zulip channel.

Recommendations for valuing open and reproducible science practices in the evaluation of postgraduate programs

This recommendations document was prepared by members of the RBR and the 6th National Action Plan of the Open Government Partnership and presented to the CAPES Evaluation Board in May 2024. It includes recommendations for reforms to the evaluation model for postgraduate programs in Brazil. The last update was published in February 2025.

How to participate?

No new updates are planned at this time.
bottom of page