top of page

Guias práticos para uma pesquisa mais reprodutível

  • Foto do escritor: Rede Brasileira de Reprodutibilidade
    Rede Brasileira de Reprodutibilidade
  • 5 de jun.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 9 de jun.

Já ouviu falar que você deveria compartilhar os dados da sua pesquisa ou tornar seus códigos abertos, mas não sabe por onde começar? Essas são algumas das práticas abordadas pelos guias práticos que começamos a publicar hoje.

Imagem criada com IA (Google Gemini).
Imagem criada com IA (Google Gemini).

Na Rede Brasileira de Reprodutibilidade, nós reconhecemos que navegar pelas muitas recomendações de práticas a serem adotadas para tornar sua ciência mais aberta e reprodutível pode ser desafiador. Por isso, temos a produção e disseminação de recursos educativos e materiais de treinamento como um dos eixos centrais de nossa atuação.

Enquanto planejamos um curso online completo sobre reprodutibilidade na pesquisa, começamos a elaborar alguns guias práticos. O objetivo central é ter um material curto e direto, um conteúdo acessível pra todo mundo adotar práticas de pesquisa aberta e reprodutível e não sabe por onde começar.

Os open research primers compõem uma série de publicações dentre os muitos recursos já desenvolvidos pela Rede de Reprodutibilidade do Reino Unido. Estamos traduzindo esse material para o português brasileiro e observamos a oportunidade de incluir adaptações para a nossa realidade. Além disso, ao trabalhar com esses materiais começamos também a elaborar um glossário em português de termos relacionados aos guias.

Dessa forma, começamos aqui a disponibilizar os guias práticos da RBR como uma tradução e adaptação dos UKRN primers. Nesta primeira rodada, são 3 guias publicados:

Manteremos esta página atualizada a medida que novos guias estejam disponíveis. Para não perder esses anúncios, acompanhe nossas newsletters. Quer colaborar com essas traduções e adaptações? Participe da nossa comunidade no Zulip.

Commentaires


bottom of page