top of page
Listamos abaixo todos os membros atuais. Nossos membros são divididos em grupos, instituições e embaixadores. Para saber como se tornar um membro, clique em 'Participe!' no menu superior da página. Para saber mais sobre o papel de cada tipo de membro na Rede, acesse nossos Termos de Referência na página 'Sobre nós'.
Mostrar apenas

Ana Carolina Soares Marinho
EMBAIXADOR(A)
Ana Carolina é mestra em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Psicóloga pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atualmente é membra do Núcleo de Estudos em Cognição Social da UNIFESP e colaboradora da FORRT (Framework for Open and Reproducible Research Training). Sua proposta enquanto embaixadora da RBR inclui a criação e oferta de uma disciplina eletiva sobre Ciência Aberta e Reprodutibilidade; levantamento institucional e criação de um banco de dados com checklists de práticas abertas; e elaboração e distribuição de material didático sobre práticas de ciência responsável.

Anderson Adaime de Borba
EMBAIXADOR(A)
Anderson possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Matemática e Computação Científica pela UFSC e doutorado em Engenharia Elétrica e Computação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Desde 2022, é professor na UPM e realizou estágio de pós-doutorado na Victoria University of Wellington, Nova Zelândia. Atua nas áreas de matemática aplicada, métodos numéricos, otimização, visão computacional, estatística computacional e processamento de imagens, com ênfase em inteligência artificial, reconhecimento de padrões e aprendizado de máquina. Como Embaixador da Rede Brasileira de Reprodutibilidade (RBR), organiza eventos voltados à ciência aberta e à reprodutibilidade científica.

Ana Paula Lula Costa
EMBAIXADOR(A)
Ana Paula é bióloga licenciada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre e doutora em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente atua como pesquisadora de pós-doutorado no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ), no Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres Reservatórios. Sua pesquisa investiga a influência das mudanças climáticas e da paisagem natural na dinâmica das interações entre parasitos e seus hospedeiros. Seu principal interesse é entender como os aspectos sociais, econômicos e ecológicos têm moldado o complexo sistema das doenças infecciosas de origem zoonótica em humanos e animais silvestres, e para isso utiliza abordagens quantitativas de sistemas complexos, modelagem espacial e machine learning. Ana Paula também atua como coordenadora de conteúdo no projeto Mulheres na Ecologia, que visa aumentar a visibilidade de Mulheres que trabalham com ecologia no Brasil. Como embaixadora, ela pretende usar as redes sociais do Projeto para disseminar conteúdo sobre ciência aberta e reprodutibilidade e organizar disciplinas sobre métodos de gestão de dados e boas práticas na construção de workflows de análises ecológicas.

André Luis Coelho da Silva
EMBAIXADOR(A)
André é docente do DBBM/UFC há 16 anos e vice-coordenador do PPGBRN da UFC. Ele tem interesse em biotecnologia molecular e estrutural de proteínas e carboidratos, bem como em plataformas de expressão heteróloga (Microalga). Sua proposta como Embaixador da RBR é criar um guia de boas práticas para a reprodutibilidade em start-ups de biotecnologia.

Daniela Boanares de Souza
EMBAIXADOR(A)
Daniela possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário UNA (2009), mestrado em Ecologia de Biomas Tropicais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014) e doutorado em Biologia Vegetal pela UFMG (2020), com período sanduíche na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha (09/2018 - 03/2019). Atua na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em Ecofisiologia Vegetal, Anatomia Vegetal e Hidráulica de Plantas. Tem experiência com docência nos níveis médio e superior de ensino. Atualmente é coordenadora do projeto sobre ecologia dos campos rupestres financiado pelo Instituto Serrapilheira e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), onde atua como Jovem Pesquisadora Fluminense da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também é ganhadora do Prêmio CAPES de Tese Edição 2021 como a melhor tese do Brasil na área de Biodiversidade.
bottom of page

