top of page

Acompanhe aqui os projetos concluídos e em andamento na RBR.

Filtrar por Status

Replicabilidade em Periódicos Brasileiros de Ciência Política: verificabilidade, robustez, repetibilidade e generalização de artigos com dados abertos (2015–2025)

Há uma lacuna na compreensão prática da replicabilidade nas ciências sociais que dificulta reformas editoriais e a adoção consistente de políticas de dados abertos. Este projeto avalia a replicabilidade de artigos quantitativos publicados, entre 2015 e 2025, em periódicos brasileiros de ciências sociais e ciências sociais aplicadas que possuem políticas de compartilhamento de dados. O foco recai sobre quatro dimensões: verificabilidade (refazer resultados com os mesmos dados/códigos), robustez (testes de sensibilidade), repetibilidade (novos dados para reproduzir o efeito) e generalização (testes em outros contextos e métodos). A iniciativa é coordenada por Ricardo Ceneviva e Ivan Fernandes (grupo-membro CPL) e foi selecionada na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

Como participar?

O protocolo de pesquisa está em elaboração. As formas de colaboração serão divulgadas após a finalização do desenho metodológico e do calendário de atividades.

Desafios das práticas de Ciência Aberta: avaliação da equidade em diversos cenários e atividades de promoção da pesquisa de qualidade

Pesquisas reprodutíveis e de qualidade precisam acontecer também em um ambiente mais aberto à participação de todas as pessoas. Este projeto busca mapear esse cenário de equidade e integridade científica na própria Ciência Aberta. O projeto é coordenado por Rafaelly Stavale (embaixadora da Rede) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

Como participar?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas. Caso queira saber mais ou colaborar, entre em contato com a coordenadora do projeto via e-mail (rafaelly.stavale@unb.br).

Tradução e adaptação do Passaporte de Ciência Aberta

Estamos traduzindo e adaptando o Passaporte de Ciência Aberta, originalmente da França, para o contexto brasileiro.

Como participar?

Clique no link do projeto e participe no Zulip!

Guia de Replicabilidade para o Índice de Dados Abertos (ODI) Cidades

A disponibilização pública de dados e metodologias muitas vezes não é suficiente para garantir sua reprodutibilidade. Este projeto irá mapear cada etapa do ODI Cidades, metodologia para avaliação do nível de abertura e qualidade de dados em municípios, desde a coleta de dados até a análise e publicação, sistematizando e externalizando todo o processo de utilização desta ferramenta. O projeto foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR e é coordenado por Haydée Svab (Diretora Executiva do grupo-membro Open Knowledge Brasil) e executado por Edilaine Santos (Analista de Advocacy e Pesquisa da Open Knowledge Brasil).

Como participar?

Para apoiar voluntariamente o projeto, escreva para indicedadosabertos@ok.org.br.

Avaliando o impacto de conflitos de interesses, práticas de pesquisa questionáveis e spin nos resultados de ensaios clínicos de psicoterapia brasileiros

Essa revisão de literatura busca descrever o cenário dos ensaios clínicos brasileiros na área de psicoterapia com relação a práticas de pesquisa que têm um grande potencial de enviesar os resultados publicados, possivelmente limitando sua confiabilidade e reprodutibilidade. O projeto é coordenado por Daniel Fatori (grupo-membro LAREPsi) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

Como participar?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas.

Avaliação da percepção e adesão às políticas e práticas de Ciência Aberta em uma insituição de ensino e pesquisa do Estado de São Paulo

Esse projeto busca mapear uma unidade de uma das maiores universidades brasileiras com relação a práticas de ciência aberta e reprodutível, através da revisão de indicadores quantitativos, assim como por questionários e entrevistas com seus pesquisadores. O projeto é coordenado por Isis Paiva Trajano (embaixadora da Rede) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

Como participar?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas.

Diagnóstico de Práticas de Ciência Aberta em Artigos Científicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Este levantamento busca mapear a adesão de pesquisadores da instituição às práticas de transparência na pesquisa, como por exemplo o compartilhamento aberto de dados, protocolos e outros materiais. O projeto é coordenado por Michael Andrades (instituição-membro HCPA) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

Como participar?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas.

Transparência, replicabilidade e reprodutibilidade nas Ciências Sociais brasileiras: mapeamento, causas e consequências

O projeto começa com um levantamento de indicadores de transparência nas áreas de Ciência Política e Sociologia, seguido por uma análise dos fatores associados a uma maior transparência e do impacto causado por essas ações. Este estudo será complementado por uma disciplina de pós-graduação. O projeto é coordenado por Bruno Schaefer (periódico-membro Dados) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

Como participar?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas.

Panorama das revisões sistemáticas pré-clínicas conduzidas por pesquisadores brasileiros

Revisões sistemáticas são ferramentas que permitem avaliar qualitativamente um campo de pesquisa, mas a qualidade e reprodutibilidade desses estudos pode também ser questionada. Essa revisão de revisões busca descrever o cenário do uso de revisões sistemáticas de experimentos pré-clínicos no Brasil. O projeto é coordenado por Matheus Gallas-Lopes (grupo-membro BRISA) e foi selecionado na 1ª chamada de apoio a projetos de metaciência da RBR.

Como participar?

O protocolo do projeto está em elaboração e as formas de colaboração possíveis ainda não foram definidas.

Curso sobre Ciência Aberta e Reprodutibilidade

Estamos começando a elaborar um curso EAD sobre ciência aberta e reprodutibilidade.

Como participar?

Clique no link do projeto e participe no Zulip!

Carta de apoio para sociedades científicas

Elaboramos uma carta de manifestação de apoio e compromisso com práticas de ciência aberta e reprodutível a ser distribuída entre sociedades científicas e outras associações acadêmicas. As assinaturas de apoio foram coletadas junto com a abertura de uma nova categoria de membros para a RBR. Veja nossas sociedades-membro no link do projeto.

Como participar?

Recomendações de práticas de ciência aberta e reprodutível para programas de pós-graduação

Estamos adaptando as recomendações enviadas para a DAV da CAPES como sugestões de ações que coordenadores de PPGs podem implementar de forma independente dos processos de avaliação. O objetivo é que essa lista inclua recomendações práticas e de fácil acesso para toda a diversidade de PPGs que existem no país.

Como participar?

A primeira versão proposta desse documento será divulgada em breve para revisão interna dos membros da Rede. Acompanhe pelo Zulip e por nossas newsletters.

Tradução e adaptação dos Primers UKRN

Traduzimos para o português e adaptamo o conteúdo dos Primers da UKRN (https://www.ukrn.org/primers/) para o contexto brasileiro. O material está disponível no link do projeto.

Como participar?

Recomendações para promoção de reprodutibilidade em pesquisa por periódicos

Estas recomendações estão sendo desenvolvidas para apoiar periódicos que queiram aumentar a reprodutibilidade das pesquisas publicadas. O foco das recomendações está na viabilidade das propostas considerando o cenário brasileiro. O lançamento público está previsto para abril de 2025.

Como participar?

O documento foi finalizado, mas sugestões e revisões são sempre bem-vindas. Entre em contato com o grupo no canal #GT-Periódicos do Zulip.

Recomendações para valorização de práticas de ciência aberta e reprodutível na avaliação de programas de pós-graduação

Este documento de recomendações foi elaborado por membros da RBR e do 6º Plano de Ação Nacional da Parceria para Governo Aberto e apresentado para a Diretoria de Avaliação da CAPES em maio de 2024. Inclui recomendações para reformas no modelo de avaliação de programas de pós-graduação no Brasil. A última atualização foi publicada em fevereiro de 2025.

Como participar?

No momento não estão previstas novas atualizações.
bottom of page