Visão
Tornar a ciência brasileira mais confiável através da adoção de práticas de pesquisa abertas, responsáveis, rigorosas, colaborativas e reprodutíveis.
Missão
Reunir pesquisadores e outros atores do sistema científico brasileiro para fomentar o debate sobre reprodutibilidade em pesquisa, através de treinamento, projetos de metaciência e ativismo junto a instituições e órgãos governamentais para promover práticas de pesquisa transparentes e reprodutíveis.
Nossa equipe
Nossa equipe é composta pela Direção Executiva e pela Coordenação. Informações adicionais sobre as funções de cada grupo estão disponíveis em nossos Termos de Referência.

Coordenadora
Representante de Membros
Carmen Penido
Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública na Fiocruz, docente permanente do Programa de Pós-graduação em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos (Farmanguinhos), do qual é coordenadora adjunta. É coordenadora da Comissão de Integridade em Pesquisa da Fiocruz, membro do Comitê de Programa do VII BRISPE (Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics) e membro do Comitê Consultivo Internacional da Conferência Mundial de Integridade em Pesquisa (WCRI).

Coordenador
Representante de Membros
Renato Santos
Pós-doutor no CENA/Universidade de São Paulo, em Piracicaba/SP. Tem experiência na Bioinformática, especialmente com genômica e transcriptômica de fungos e bactérias. É organizador do grupo Reprodutibilidade Computacional Bio, criado como parte de sua atuação como embaixador do programa eLife Community Ambassadors (2021-2023).

Coordenador
Membro fundador
Olavo Amaral
Professor do Instuto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ desde 2009, médico e doutor em Bioquímica. Focava em neurobiologia da memória, agora dedica-se à metaciência. Coordena a Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade e fundou o No-Budget Science e o BRISA.

Coordenador
Representante de Embaixadores
Ricardo Ceneviva
Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), atuando no ensino de Ciência Política, Políticas Públicas, Métodos Quantitativos e Estatística Aplicada. Desenvolve pesquisas focadas em avaliação de políticas públicas, políticas públicas baseadas em evidências e governo aberto. Na extensão, está envolvido com a promoção da ci ência aberta e reprodutibilidade, colaborando com iniciativas que visam ampliar a transparência e a replicabilidade de pesquisas em ciências sociais.
Apoiadores
Instituto Serrapilheira
A RBR recebe o apoio financeiro do Instituto Serrapilheira. O instituto é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que promove a ciência no Brasil. O apoio à RBR é uma extensão do projeto de pesquisa 'Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade', coordenado por Olavo Amaral (UFRJ).

eLife
O Olavo Amaral recebeu o eLife 2022 Ben Barres Spotlight Award, o que proporcionou um impulso inicial na criação. da RBR.
Parcerias

Zulip
A RBR utiliza sem custos a plataforma Zulip como principal meio de comunicação em grupo e ferramenta colaborativa.

FORRT
O FORRT (Framework for Open and Reproducible Research Training) promove transparência, reprodutibilidade, rigor e ética na pesquisa por meio de reforma pedagógica e metapesquisa.

Science Integrity Alliance
A Science Integrity Alliance integra esforços globais em infraestrutura acadêmica, comunicação, educação, reprodutibilidade e ciência aberta para promover a integridade científica, ampliar o impacto coletivo e incentivar jovens pesquisadores a adotar práticas responsáveis.

JoVE
A JoVE é o principal produtor e fornecedor mundial de vídeos científicos, com mais de 25.000 vídeos disponíveis em mais de 14 idiomas. Seus conteúdos ajudam pesquisadores a aprender novas tecnologias de pesquisa, economizar tempo, reduzir custos e aumentar a produtividade e a reprodutibilidade científica.