top of page

Missão

A Rede Brasileira de Reprodutibilidade (RBR) é uma iniciativa multidisciplinar e multi-institucional de promoção de práticas de pesquisa transparentes e confiáveis na comunidade científica brasileira. Reconhecemos a necessidade de avaliar e aprimorar práticas em diferentes áreas da ciência por meio do rigor metodológico, da colaboração e da transparência. Reunimos pesquisadores e instituições para fomentar o debate sobre reprodutibilidade em pesquisa. Promovemos treinamento, conduzimos e incentivamos projetos de metaciência para estudar e melhorar o processo científico.

Objetivos

Nosso objetivo é reunir grupos e instituições de diferentes regiões do país e áreas do conhecimento, congregando esforços já existentes para promover ciência rigorosa, confiável e transparente no Brasil. Nossos objetivos específicos incluem:

  1. Reunir pesquisadores e grupos interessados em reprodutibilidade, planejamento experimental, práticas responsáveis em pesquisa, ciência aberta e áreas afins;

  2. Reunir material existente e produzir material original sobre estes temas com fins educacionais;

  3. Promover e difundir princípios de ciência aberta e reprodutível na comunidade científica brasileira;

  4. Incentivar a interação de participantes da RBR para estimular equidade, diversidade e inclusão;

  5. Promover e divulgar eventos com intuito de refletir sobre formas de melhorar o processo científico

Coordenação

A Coordenação é constituída por membros individuais ou representantes de grupos membros da RBR. A partir da formação da rede, novos membros da Coordenação serão eleitos periodicamente por maioria simples pelos atuais membros da RBR. 

bottom of page