top of page

Nova Direção Executiva

  • Foto do escritor: Débora de Oliveira Santos
    Débora de Oliveira Santos
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Em outubro deste ano, a Rede Brasileira de Reprodutibilidade abriu uma vaga para a Direção Executiva, e foi com grande entusiasmo que iniciei minhas atividades na função nesta semana.

ree

Débora de Oliveira Santos, nova Diretora Executiva de Metaciência e Treinamento.

A minha formação inicial é em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Motivada por compreender de forma mais ampla como se constituíam os fenômenos políticos e sociais que eu pesquisava na iniciação científica, fiz mestrado e doutorado em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral na New York University (NYU/USA). Minha pesquisa se concentrou no estudo do comportamento político e em suas interfaces com a psicologia social e política.

Ao longo dos últimos anos, atuei na coordenação e execução de projetos nacionais e internacionais em pesquisa social, acadêmica e aplicada. Dentre essas experiências, destaco a minha atuação junto à Direção Nacional da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey) no Brasil, onde trabalhei diretamente na gestão de projetos e equipes. Além da pesquisa, também estive à frente do desenvolvimento e realização de atividades de ensino e formação de recursos humanos no ensino superior, sobretudo em metodologias quantitativas e qualitativas em Ciências Sociais.

Na RBR, estarei à frente das ações dos eixos de Metaciência e Treinamento. Neles, meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento e manutenção de projetos de pesquisa e de formação voltados a práticas abertas, reprodutíveis e transparentes.

Ao assumir a Direção Executiva, espero contribuir para o fortalecimento de uma cultura científica mais transparente, colaborativa e comprometida com boas práticas. Entendo que, mais do que nunca, o contexto atual reforça a importância da promoção de práticas que orientem a produção de conhecimentos científicos robustos, confiáveis e de qualidade como uma forma de fortalecer a ciência brasileira e ampliar a confiança pública nela.

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page