top of page
  • Foto do escritorRede Brasileira de Reprodutibilidade

Chamada aberta para Diretor Executivo da Rede Brasileira de Reprodutibilidade

A Rede Brasileira de Reprodutibilidade (RBR) está buscando um Diretor(a) Executivo(a) para atuar durante 01 ano. A chamada está aberta para pesquisadores (preferencialmente doutores) de qualquer área do conhecimento, com remuneração equivalente a uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP (R$ 9.047,40/mês), com previsão de início em Abril de 2024.



Quem somos?

A Rede Brasileira de Reprodutibilidade (RBR) é uma organização voltada para a promoção e divulgação de práticas de pesquisa transparentes e confiáveis na comunidade científica brasileira, financiada pelo Instituto Serrapilheira. Entre grupos e instituições, contamos atualmente com 17 membros que se reúnem periodicamente para alinhar esforços. Reunimos pesquisadores e instituições para fomentar o debate sobre reprodutibilidade, produzimos materiais educacionais e fomentamos projetos de metaciência.

Participamos da comunidade de redes internacionais de reprodutibilidade e do eixo de Transparência, Participação e Colaboração na Pesquisa do 6o Plano de Ação Nacional da Parceria para Governo Aberto. Para saber mais sobre a RBR, consulte nossos termos de referência e nosso plano de metas.


Do que precisamos?

A RBR está buscando um Diretor Executivo para assumir a missão de coordenar a instituição em tempo integral (40h/semana). Espera-se que o Diretor Executivo:

  • Atue na coordenação;

  • Expansão para diferentes regiões do Brasil e áreas do conhecimento

  • Representação em eventos nacionais e internacionais;

  • Seja responsável pela comunicação interna entre os membros e externa com o público.

Além das funções de gerenciamento, espera-se que o Diretor Executivo lidere o desenvolvimento de recursos educacionais e projetos de metaciência com participação dos membros.

Caso essas funções sejam desempenhadas com sucesso, temos interesse em manter o indivíduo selecionado no cargo por um período mais longo. Nosso financiamento atual nos permite garantir a remuneração no valor estipulado ao longo do primeiro ano, mas buscaremos ativamente por possibilidades de extensão para além deste período.


Com quem você irá trabalhar?

A RBR é atualmente administrada por uma Coordenação composta por 8 membros de diferentes áreas de pesquisa e estágio de carreira. Espera-se que o Diretor Executivo atue em parceria com e sob a supervisão desta Coordenação, que por sua vez responde aos grupos e instituições que constituem a RBR. Este sistema de governança será revisto ao longo de 2024 para formalizar as atribuições de cada uma destas instâncias.


O que podemos oferecer? 

A RBR iniciou seus trabalhos em 2023, e ainda é uma organização em construção. Desta forma, o Diretor Executivo terá um papel fundamental para a consolidação de uma iniciativa inovadora no cenário de pesquisa brasileiro.

Acreditamos que a posição pode representar uma oportunidade de aprendizado, experiência organizacional e networking com atores importantes no cenário de pesquisa nacional e internacional. Além disso, boa parte do tempo de trabalho pode ser dedicada a projetos de pesquisa voltados à metaciência, o que representa uma oportunidade de construção de currículo para candidatos que tenham interesse em assumir uma posição acadêmica no futuro.


Qual perfil estamos buscando?

Habilidades necessárias

  • Conhecimento na área de reprodutibilidade em pesquisa e ciência aberta.

  • Experiência com gerenciamento de projetos.

  • Experiência com trabalho remoto em ambientes online.

  • Domínio avançãdo em leitura, escrita e conversação de português e inglês.


Habilidades desejáveis

  • Experiência com projetos de metaciência.

  • Experiência com gerenciamento de comunidades virtuais.

  • Experiência com desenvolvimento de recursos educacionais.

  • Habilidades de liderança e networking.

  • Habilidades de comunicação escrita e visual.

  • Conhecimento de programação e análise de dados

  • Capacidade de manejo de redes sociais.


Titulação

Buscamos contratar um indivíduo com doutorado, a fim de poder formalizar o vínculo com a RBR através de uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP (R$ 9.047,40/mês). Excepcionalmente, estamos abertos a candidaturas de indivíduos sem doutorado completo com histórico sólido de atuação na área, mas isso requererá outras formas de contratação, possivelmente com remuneração menor a ser estipulada.


Disponibilidade

São 40 horas semanais, que podem ser divididas de forma flexível entre o trabalho administrativo de gerenciamento da RBR e a dedicação a projetos de pesquisa e educação na área de reprodutibilidade realizados no âmbito desta.

A grande maioria do trabalho pode ser realizada de forma remota, sem necessidade de residência em local fixo; dito isso, uma conexão de internet estável é fundamental. A comunicação entre os membros da RBR ocorre primariamente através do Zulip, de documentos compartilhados e de reuniões virtuais. Ainda assim, espera-se que o Diretor Executivo esteja disponível para cerca de 3-4 eventos presenciais em diferentes locais do Brasil durante o ano (a agendar).


 

Como se candidatar?

Candidate-se através do formulário até dia 18/02/2024 às 23:59, com as seguintes informações:

  • Curriculum vitae (ou link para o currículo Lattes);

  • Uma carta de intenções de até 2 páginas, delineando os seguintes tópicos:

    • Motivação para assumir a vaga de direção executiva da RBR;

    • Experiência dentro da temática de reprodutibilidade e transparência em pesquisa;

    • Visão sobre o que pode ser alcançado durante um ano de trabalho na posição de Diretor Executivo;

  • Até 3 cartas de recomendação (opcional).



Entraremos em contato com os candidatos que mais se adequam ao perfil do cargo para agendar uma entrevista entre os dias 19/02/2024 e 01/03/2024, com previsão de início em Abril de 2024.


Possui alguma dúvida? Entre em contato com a Coordenação da RBR através do e-mail redereprodutibilidade@gmail.com



651 visualizações0 comentário
bottom of page