A Rede Brasileira de Reprodutibilidade (RBR) está buscando um Diretor(a) Executivo(a) para atuar durante 01 ano. A chamada está aberta para pesquisadores (preferencialmente doutores) de qualquer área do conhecimento, com remuneração equivalente a uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP (R$ 9.047,40/mês), com previsão de início em Abril de 2024.
Quem somos?
A Rede Brasileira de Reprodutibilidade (RBR) é uma organização voltada para a promoção e divulgação de práticas de pesquisa transparentes e confiáveis na comunidade científica brasileira, financiada pelo Instituto Serrapilheira. Entre grupos e instituições, contamos atualmente com 17 membros que se reúnem periodicamente para alinhar esforços. Reunimos pesquisadores e instituições para fomentar o debate sobre reprodutibilidade, produzimos materiais educacionais e fomentamos projetos de metaciência.
Participamos da comunidade de redes internacionais de reprodutibilidade e do eixo de Transparência, Participação e Colaboração na Pesquisa do 6o Plano de Ação Nacional da Parceria para Governo Aberto. Para saber mais sobre a RBR, consulte nossos termos de referência e nosso plano de metas.
Do que precisamos?
A RBR está buscando um Diretor Executivo para assumir a missão de coordenar a instituição em tempo integral (40h/semana). Espera-se que o Diretor Executivo:
Atue na coordenação;
Expansão para diferentes regiões do Brasil e áreas do conhecimento
Representação em eventos nacionais e internacionais;
Seja responsável pela comunicação interna entre os membros e externa com o público.
Além das funções de gerenciamento, espera-se que o Diretor Executivo lidere o desenvolvimento de recursos educacionais e projetos de metaciência com participação dos membros.
Caso essas funções sejam desempenhadas com sucesso, temos interesse em manter o indivíduo selecionado no cargo por um período mais longo. Nosso financiamento atual nos permite garantir a remuneração no valor estipulado ao longo do primeiro ano, mas buscaremos ativamente por possibilidades de extensão para além deste período.
Com quem você irá trabalhar?
A RBR é atualmente administrada por uma Coordenação composta por 8 membros de diferentes áreas de pesquisa e estágio de carreira. Espera-se que o Diretor Executivo atue em parceria com e sob a supervisão desta Coordenação, que por sua vez responde aos grupos e instituições que constituem a RBR. Este sistema de governança será revisto ao longo de 2024 para formalizar as atribuições de cada uma destas instâncias.
O que podemos oferecer?
A RBR iniciou seus trabalhos em 2023, e ainda é uma organização em construção. Desta forma, o Diretor Executivo terá um papel fundamental para a consolidação de uma iniciativa inovadora no cenário de pesquisa brasileiro.
Acreditamos que a posição pode representar uma oportunidade de aprendizado, experiência organizacional e networking com atores importantes no cenário de pesquisa nacional e internacional. Além disso, boa parte do tempo de trabalho pode ser dedicada a projetos de pesquisa voltados à metaciência, o que representa uma oportunidade de construção de currículo para candidatos que tenham interesse em assumir uma posição acadêmica no futuro.
Qual perfil estamos buscando?
Habilidades necessárias
Conhecimento na área de reprodutibilidade em pesquisa e ciência aberta.
Experiência com gerenciamento de projetos.
Experiência com trabalho remoto em ambientes online.
Domínio avançãdo em leitura, escrita e conversação de português e inglês.
Habilidades desejáveis
Experiência com projetos de metaciência.
Experiência com gerenciamento de comunidades virtuais.
Experiência com desenvolvimento de recursos educacionais.
Habilidades de liderança e networking.
Habilidades de comunicação escrita e visual.
Conhecimento de programação e análise de dados
Capacidade de manejo de redes sociais.
Titulação
Buscamos contratar um indivíduo com doutorado, a fim de poder formalizar o vínculo com a RBR através de uma bolsa de pós-doutorado da FAPESP (R$ 9.047,40/mês). Excepcionalmente, estamos abertos a candidaturas de indivíduos sem doutorado completo com histórico sólido de atuação na área, mas isso requererá outras formas de contratação, possivelmente com remuneração menor a ser estipulada.
Disponibilidade
São 40 horas semanais, que podem ser divididas de forma flexível entre o trabalho administrativo de gerenciamento da RBR e a dedicação a projetos de pesquisa e educação na área de reprodutibilidade realizados no âmbito desta.
A grande maioria do trabalho pode ser realizada de forma remota, sem necessidade de residência em local fixo; dito isso, uma conexão de internet estável é fundamental. A comunicação entre os membros da RBR ocorre primariamente através do Zulip, de documentos compartilhados e de reuniões virtuais. Ainda assim, espera-se que o Diretor Executivo esteja disponível para cerca de 3-4 eventos presenciais em diferentes locais do Brasil durante o ano (a agendar).
Como se candidatar?
Candidate-se através do formulário até dia 18/02/2024 às 23:59, com as seguintes informações:
Curriculum vitae (ou link para o currículo Lattes);
Uma carta de intenções de até 2 páginas, delineando os seguintes tópicos:
Motivação para assumir a vaga de direção executiva da RBR;
Experiência dentro da temática de reprodutibilidade e transparência em pesquisa;
Visão sobre o que pode ser alcançado durante um ano de trabalho na posição de Diretor Executivo;
Até 3 cartas de recomendação (opcional).
Entraremos em contato com os candidatos que mais se adequam ao perfil do cargo para agendar uma entrevista entre os dias 19/02/2024 e 01/03/2024, com previsão de início em Abril de 2024.
Possui alguma dúvida? Entre em contato com a Coordenação da RBR através do e-mail redereprodutibilidade@gmail.com
Comments